Sintomas: o nematóide penetra nas raízes da planta e dificulta a absorção de água e nutrientes, causando a redução de porte e números de vargens, clorose e baixa produtividade. Os sintomas aparecem em reboleiras e, em muitos casos, as plantas acabam morrendo.
Condições de desenvolvimento: o cisto pode permanecer no solo por mais de oito anos, mesmo na ausência do hospedeiro. O trânsito de maquinas, equipamentos e veículos, levando partículas de solo contaminados, tem sido o principal agente de dispersão do nematóide.
Controle: a prevenção da infestação deve ser feita por meio da limpeza de máquinas, implementos, ferramentas e calçados e utilização de sementes beneficiadas, sem partículas de solo. As estratégias de controle incluem a rotação de culturas com espécies não hospedeiras, o manejo do solo (nível adequado de matéria orgânica, adubação equilibrada, ausência de compactação, dentre outras) e a utilização de cultivares resistentes. Existem, no Brasil, várias cultivares resistentes adaptadas às diferentes regiões de cultivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário