sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Crestamento foliar de Cercóspora na Soja



Crestamento foliar de Cercóspora (Cercospora kikuchii) na Soja.

Sintomas - O fungo ataca todas as partes da planta. Nas folhas, os sintomas são caracterizados por pontuações escuras, castanho-avermelhadas, as quais coalescem e formam grandes manchas escuras que resultam em severo crestamento e desfolha prematura. Nas vargens, aparecem pontuações vermelhas que evoluem para manchas castanho-avermelhadas. Através da vargem, o fungo atinge a semente e causa a mancha púrpura no tegumento. Nas hastes, o fungo causa manchas vermelhas, geralmente superficiais, limitadas ao córtex. Quando a infecção ocorre nos nós, o fungo pode penetrar na haste e causar necrse de coloração avermelhada na medula.

Condições de desenvolvimento - O fungo está disseminado por todas as regiões produtoras de soja do País, porém, é mais severo nas regiões mais quentes e chuvosas e regiões altas do Cerrado. É o fungo mais frequentemente encontrado em lotes de semente, porém o mesmo não afeta a germinação. O fungo pode ser introduzido na lavoura por meio de semente infectada se não for tratada com fungicida, porém o mesmo sobrevive nos restos culturais. A doença é favorecida por temperaturas entre 23°C e 27°C e alta umidade.

Controle - O controle deve ser feito utilizando semente livre do patógeno, tratamento de semente com fungicidas com ação sistêmica e de contato, e aplicações na parte aérea, utilizando fungicidas dos grupos do benzimidazóis, triazóis e estrobilurinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário